PONTE DA PEDRA - MONUMENTO NACIONAL

Situada na E.N. 206, acerca de 3km da Vila de Torre de Dona Chama, encontra-se uma das mais importantes obras de arquitetura civil que o império romano deixou no território nacional.

Trata-se de uma ponte em alvenaria, de cantaria de granito, constítuida por seis arcos de volta perfeita, com um raio de cerca de 4,4 metros, reforçados, junto aos pegões, por talhamares.

O seu tabuleiro, retilínio e horizontal, tem de cerca de 100 metros de comprimento por 6,3 metros de largura e encontra-se a uma altura de cerca de 6,5 metros acima do leito do rio.

Integrava, tal como a ponte de Trajano, em Chaves, a chamada via XVII do Itinerário de Antonino, a estrada romana mais antiga do nordoeste peninsular, que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica Augusta (atual Astorga, Espanha).

Embora alvo de diversas reparações, ao longo dos tempos, das quais se destaca a ocorrida, próximo de 1635, no reinado de Filipe III (IV de Espanha), mantém intactas as caraterísticas romanas, de que as marcas de fórfex, bem visíveis nas aduelas dos seus arcos, são a marca mais impressiva.

A Ponte da Pedra, classificada como monumento nacional pelo Decreto nº28/82, de 26-02-1982, é o mais importante vestígio romano no concelho de Mirandela, merecendo papel destacado no roteiro do património arquitetónico de Trás-os-Montes.  

 

 

 

           http://donachama.blogspot.pt/